Há muitos, muitos anos, no frio país da Finlândia, vivia um gigante muito mais alto que uma casa. Era tão forte quanto 100 homens, carregava um tronco de árvore em vez de uma espada e podia percorrer os caminhos gelados sem que nada ou ninguém o atacasse.
Um lindo dia, alguém disse ao gigante:
- Nas ilhas do Norte, onde o gelo e a neve nunca derretem, vive um gigante que é mais alto e mais forte que você.
O gigante dirigiu-se até as Ilhas Lofoten para lutar contra esse outro gigantão. Ele teve que cruzar o mar para chegar, e veja como era alto: a água só chegava até seus joelhos!!
A mulher do gigante que vivia nas ilhas o viu chegar e disse a seu esposo:
- Você é mais alto e mais forte que esse gigante, e com certeza, se lutasse com ele, venceria facilmente. Mas, como os dois são muito fortes, um dos golpes dele poderia feri-lo e eu não quero que você se machuque. Portanto, vá para a cama e deixe-me falar com ele.
O gigante foi se deitar, como pediu sua esposa, e fingiu que dormia e roncava. Seu ronco era tão forte que as árvores tremiam como se houvesse um furacão.
Então, o gigante que havia cruzado o mar caminhando, gritou com uma voz que fez tremular as montanhas:
- Onde você está, gigante? Atreva-se a lutar comigo!
A mulher do gigante, que fingia estar dormindo, disse-lhe da porta:
- Meu esposo voltará logo para casa, mas, por favor, não grite tanto que irá despertar meu filho pequeno que está dormindo.
O gigante olhou pela janela e, sem dizer nada, foi embora correndo. "Não posso acreditar! Se o filho pequeno é tão grande quanto eu, como será o pai?" - pensou o gigante.
E, assim, graças à astúcia da mulher, os dois gigantes viveram em paz, cada um em sua ilha.
Fim