O Mapinguari é uma figura lendária do folclore da Região Norte. É um enorme homem peludo com apenas um olho na testa e uma boca tão grande que chega até a barriga. Seus pés são semelhantes à mão do pilão. Sua voz forte causa pavor e, quando ele grita na mata, os caçadores saem correndo.
Os valentes caçadores que se aventuram pela mata estão sempre prevenidos para fugir do bichão, pois, se houver luta, dificilmente escaparão. É muito raro um homem escapar das garras desse ser e, assim mesmo, quando se salva, fica aleijado para sempre. O caboclo que conseguiu a proeza de escapulir do terrível Mapinguari diz que este tem a aparência de um grande macaco que, às vezes, é peludo e em outras ocasiões se apresenta vestido com uma carapaça semelhante a um casco de tartaruga. Alguns dizem que se trata de um índio muito velho que se transformou em monstro.
Seja como for, o caso é que ele vigia a floresta amazônica e a percorre inteira durante o dia, derrubando tudo que encontra pela frente, quebrando galhos e gritando como um louco. O melhor nessas ocasiões é fugir para bem longe e pôr-se a salvo, você não concorda?
* Lendas Brasileiras de Norte a Sul *
- Zuleika de Almeida Prado -
Nenhum comentário:
Postar um comentário