A baleia é o maior animal do planeta. E, com todo esse seu tamanho, sem querer pode tornar-se uma ameaça aos outros animais, caso não tome alguns cuidados.
Próximo da costa brasileira, na região Sul do país, havia uma baleiazinha que era jovem, cheia de vontade de brincar, nadar e saltar. Era cheia de vida e sempre muito bem disposta.
- Que mosca mordeu você? - Perguntavam os outros habitantes do mar.
- Você nunca para quieta? - comentou um outro, vendo a baleiazinha dando piruetas sem parar.
Porém, ela nunca respondia nada. Apenas saía de mansinho, tentando ser o mais discreta possível para uma baleia. Mas quando se distanciava, tudo começava outra vez. Ela nadava girando velozmente, subia à superfície e levantava alto a barbatana, batendo na água. Depois era a vez da cauda, espirrando água pra bem longe... Mas a verdade era que a baleiazinha estava causando graves problemas aos pescadores.
Eles saíam inocentemente em seus pequenos botes e, de repente, encontravam-se com uma muralha de ondas, levantadas pelas brincadeiras dela e que quase viravam o barco. Mais de um pescador havia morrido afogado e a baleiazinha continuava brincando perto da costa, alheia às desgraças que causava.
- Baleiazinha, fico muito contente vendo você sentir-se tão feliz e brincalhona. Mas, por ser estouvada, já causou algumas desgraças aos pescadores. - Disse-lhe o golfinho.
- Oh! Lamento muito, amigo golfinho! - Exclamou a baleiazinha, muito arrependida.- Diga-me o que posso fazer para remediar o mal que causei? - Perguntou ela.
- Basta que você brinque em alto mar, longe da costa. - Aconselhou-a ele.
A baleiazinha tinha um coração bondoso. Desejosa de fazer o bem aos outros e evitar novos prejuízos para os pescadores, rumou para o mar alto. A partir desse dia acabaram-se as desgraças dos pobres pescadores. E a baleiazinha pode continuar a alegrar os habitantes do mar, sem prejudicar os habitantes da terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário